Aprenda a Cultivar uma Horta em Casa

Cultivar uma hortinha em casa ou no prédio é um exercício super saudável, não só para as crianças, mas para toda a família.

As diversas tarefas que podem ser realizadas pelas crianças no cuidado da horta englobam desde a montagem até os cuidados diários com as plantinhas! Pode apostar que a família terá deliciosos momentos juntos e o processo ensinará aos pequenos a ter noções de paciência e responsabilidade, entendendo que cuidar do meio ambiente é fundamental!

E engana-se quem pensa que apenas quem tem grandes jardins pode ter temperos, legumes ou hortaliças frescas! Há várias opções para cultivo em vasinhos dentro da sua cozinha ou varanda.

Consultamos a bióloga Luisa Haddad, fundadora do lindo projeto Pé de Feijão, para dar valiosas dicas para quem está começando nesse maravilhoso mundo de mudas e sementinhas!

Você vai precisar

  • Muda de ervas de sua preferência
  • Terra adubada (em lojas de jardinagem você consegue comprar a terra pronta)
  • Húmus de minhoca (um adubo orgânico de alta qualidade)
  • Vaso com furinhos embaixo para água escoar
  • Argila expandida
  • Manta de bidim

(Todos esses materiais você encontra em lojas de jardinagem)

No vaso, coloque primeiro uma a duas camadas de argila expandida. Depois, coloque por cima a manta de bidim. Esses elementos permitem que a água escoe sem levar a terra junto. Depois, faça a mistura da terra adubada e o húmus de minhoca e coloque-a no vaso. Deixe um buraco para a muda. Coloque a muda, cubra com terra!

A planta precisa ser regada todos os dias. Não precisa de muito, apenas o suficiente para deixar a terra úmida. A dica da Luísa é que se chegar a molhar o prato que fica embaixo de vaso, a água está em excesso. Também evite molhar as folhas pois isso propicia aparecimento de fungos. Sol também é fundamental: se possível diariamente, as plantinhas precisam receber 3-4 horas de luz solar por dia.

Sobre o Pé de Feijão

O Pé de Feijão nasceu para provocar mudanças. No início, em 2014, a ideia era aproveitar os espaços ociosos nos topos dos prédios para a produção de alimentos. Mas com o tempo, alguns impasses e a agravante situação da saúde brasileira, o grupo abraçou a importante missão de transmitir com empatia e leveza os assuntos sobre educação alimentar e ambiental.

Por isso, o propósito é transformar a relação das pessoas com a comida, promovendo a reconexão com os alimentos por meio de hortas urbanas.

Conheça mais em http://www.pedefeijao.com.br

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da conversa?
Fique à vontade e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *