Bronquiolite Viral Aguda
Bronquiolite viral é uma infecção respiratória aguda, de etiologia viral, mais comum no outono e inverno. Nessa doença há comprometimento das vias aéreas de pequeno calibre, chamadas de bronquíolos, que inflamam e apresentam vários graus de obstrução da passagem de ar.
A bronquiolite ocorre mais frequentemente em crianças menores, geralmente até 2 anos de idade.
Quadros leves e moderados são freqüentemente tratados em casa, sendo importante a garantia de uma boa hidratação oral, o controle da febre, lavagem nasal e inalação com soro fisiológico e da observação pela equipe médica. Raros são os casos que requerem hospitalização, representando 2-3% dos casos.
Os fatores de risco para evolução mais grave incluem: idade menor que 3 meses, prematuros nascidos com menos de 29 semanas de idade gestacional, pacientes com doenças pulmonares/neurológica/cardíaca prévia e expostos a ambiente onde há tabagismo.
Os agentes virais mais comumente relacionados a bronquiolite são vírus sincicial respiratório, adenovírus, rinovírus, vírus influenza e parainfluenza.
Esses vírus incialmente infectam o trato respiratório superior (geralmente causando sinais de resfriado: tosse, espirros, coriza com ou sem febre associada).
A infecção pode chegar aos bronquiolos terminais e nessa região, os vírus promovem: inflamação, inchaço da mucosa, descamação das células locais e aumento da produção de muco. O resultado é acúmulo dessa secreção nos canais de passagem de ar, prejudicando o fluxo de ar na respiração.
As crianças com bronquiolite podem ficar mais prostradas, diminuir a ingesta alimentar e piorarem o padrão de sono devido obstrução nasal. Sinais de alerta incluem respiração mais rápida e ofegante, aumento do trabalho respiratório e sonolência.
Para pacientes nascidos a termo, sem fatores de risco, a melhor prevenção é não ficar em contato com pessoas que estejam doentes, higienizar bem as mãos e vacinar contra vírus influenza.
A seguir segue o link do video do Boston Children’s Hospital sobre Bronquiolite: https://youtu.be/jQXQfPWKu3Y
Bibliografia de Apoio
Sociedade Brasileira de Pediatria
Plataforma OpenPediatrics Boston Children’s Hospital
Deixe seu comentário
Quer participar da conversa?Fique à vontade e participe!