Cataki: app de coleta de lixo

Descarte de lixo, reciclagem, sustentabilidade são assuntos cada vez mais pertinentes a serem discutidos e resolvidos no presente, para que todos nós tenhamos um futuro mais promissor.

Em 2018, o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana apontou que 24% das residências brasileiras não possuem coleta seletiva e a média de reaproveitamento dos materiais recicláveis é de apenas 3,7%. 

A pesquisa, promovida pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) com a consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers), ainda mostrou que 53% dos resíduos são descartados inadequadamente em lixões a céu aberto. 😢😱😵

Para tentar mudar essa realidade, criaram o aplicativo Cataki, que une catadores e geradores de resíduos de todo o país. Segundo dados do Cataki, os profissionais de coleta separaram corretamente 90% dos itens que são reciclados no Brasil.

🗑Como funciona?

Profissionais de coleta, cooperativas e geradores – pessoas físicas ou jurídicas – podem instalar o Cataki gratuitamente em aparelhos que tenham os sistemas iOS (Apple Store) ou Android (Google Play). Após fazer o cadastro, já é possível navegar pela plataforma. 

O app utiliza a localização para mostrar quais catadores (representados como carrocinhas 🚛) estão mais próximos. Caso o gerador de lixo tenha interesse, é necessário entrar em contato diretamente com o profissional via app para combinar a retirada dos resíduos.

Segundo os criadores da plataforma, no começo, a proposta do Cataki era impulsionar a coleta de materiais recicláveis mais comuns, como plástico, papel, metal e vidros. Com o tempo, o dispositivo cresceu e passou a abranger outros itens: móveis, eletrônicos, pilhas, tijolos, lâmpadas, entulhos, restos de poda e madeira, por exemplo.

💡O aplicativo já ganhou diversos prêmios de reconhecimento (alguns deles: Grand Prix Netexplo 2018 de Inovação Digital na UNESCO (2018)E Prêmio Lixo Zero – Categoria Educação & Conscientização (2018)

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da conversa?
Fique à vontade e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *