Exercícios Físicos Resistidos: Adolescentes Podem Fazer?
A resposta já vem logo no início: podem, mas de forma balanceada e supervisionada. Os exercícios resistidos são aqueles realizados contra resistência, geralmente com a utilização de pesos.
O mais apropriado é que seja feita avaliação médica antes de iniciar a prática dos exercícios de força. Os exercícios não competitivos, de forma geral, podem ser feitos a partir dos 8 anos de idade. Para tanto, habilidades como equilíbrio e consciência corporal devem estar desenvolvidas e a atividade deve ser leve e supervisionada.
Deve-se ressaltar que antes da puberdade os exercícios resistidos ou de força, como musculação, ajudam a aumentar força dos músculos, mas sem deixá-los maiores. Ou seja, não há hipertrofia muscular. Após a puberdade, com a liberação da testosterona, como resposta aos exercícios os músculos ficarão maiores.
Práticas não Recomendadas
Nessa idade, o uso dos aparelhos encontrados nas academias não é recomendado, uma vez que o maquinário tem medidas desenvolvidas para adultos. A opção segura é a realização de exercícios que utilizam sobrecarga corporal são os mais indicados e seguros, diminuindo o risco de possíveis lesões.
Também fuja de exercícios de explosão que também podem levar a lesões, como por exemplo, sprints resistidos.
A rotina balanceada de exercícios inclui atividades aeróbicas (correr, andar, nadar, pedalar), alongamento e treinamento de força. As atividades aeróbicas são aquelas em que o exercício é feito de forma rítmica e diversos sistemas do corpo são estimulados como cardiorrespiratório, metabólico e vascular. Em relação aos alongamentos, são práticas que melhoram a flexibilidade por meio do estiramento das fibras musculares, podendo ser dinâmicos ou estáticos. Os exercícios de força, como musculação, utilizam resistência, com ou sem uso de pesos ou aparelhos, e tem como finalidade aumentar massa muscular e força.
Bibliografia de Apoio
Academia Americana de Pediatria
Tutorial Exercícios Físicos da Universidade de São Paulo
Deixe seu comentário
Quer participar da conversa?Fique à vontade e participe!