Exercícios Físicos Resistidos: Adolescentes Podem Fazer?

A resposta já vem logo no início: podem, mas de forma balanceada e supervisionada. Os exercícios resistidos são aqueles realizados contra resistência, geralmente com a utilização de pesos.

O mais apropriado é que seja feita avaliação médica antes de iniciar a prática dos exercícios de força. Os exercícios não competitivos, de forma geral, podem ser feitos a partir dos 8 anos de idade. Para tanto, habilidades como equilíbrio e consciência corporal devem estar desenvolvidas e a atividade deve ser leve e supervisionada.

Deve-se ressaltar que antes da puberdade os exercícios resistidos ou de força, como musculação, ajudam a aumentar força dos músculos, mas sem deixá-los maiores. Ou seja, não há hipertrofia muscular. Após a puberdade, com a liberação da testosterona, como resposta aos exercícios os músculos ficarão maiores.

Práticas não Recomendadas

Nessa idade, o uso dos aparelhos encontrados nas academias não é recomendado, uma vez que o maquinário tem medidas desenvolvidas para adultos. A opção segura é a realização de exercícios que utilizam sobrecarga corporal são os mais indicados e seguros, diminuindo o risco de possíveis lesões.

Também fuja de exercícios de explosão que também podem levar a lesões, como por exemplo, sprints resistidos.

A rotina balanceada de exercícios inclui atividades aeróbicas (correr, andar, nadar, pedalar), alongamento e treinamento de força. As atividades aeróbicas são aquelas em que o exercício é feito de forma rítmica e diversos sistemas do corpo são estimulados como cardiorrespiratório, metabólico e vascular. Em relação aos alongamentos, são práticas que melhoram a flexibilidade por meio do estiramento das fibras musculares, podendo ser dinâmicos ou estáticos. Os exercícios de força, como musculação, utilizam resistência, com ou sem uso de pesos ou aparelhos, e tem como finalidade aumentar massa muscular e força.

Bibliografia de Apoio

Academia Americana de Pediatria

Tutorial Exercícios Físicos da Universidade de São Paulo

Nosso agradecimento ao professor e educador físico infantil Oziris Scheer Rossa Jr (CREF: 065724-G/SP) pela colaboração na realização desse post.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da conversa?
Fique à vontade e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *