Fissuras Mamárias e o Papel da Laserterapia

As fissuras mamárias podem ocorrer no mamilo ou na areóla e em alguns casos são precursoras de lesões mais extensas que geram bastante dor e dificultam a amamentação. A causa das fissuras, na maioria das vezes, se deve ao posicionamento e/ou sucção incorreta do bebê ao mamar e sua correção é essencial no tratamento da fissura (no post “Pega e posicionamento adequado na amamentação” explicamos bem detalhadamente os pontos chaves do correto posicionamento).

Nesse post vamos falar um pouco sobre o papel da laserterapia no tratamento conjunto à correção da pega. Recentemente alguns estudos vêm demonstrando que a aplicação de laserterapia em baixa potência pode colaborar na cicatrização da fissura mamária e na atenuação da dor.

Vamos entender…

A luz laser é uma onda eletromagnética podendo ser de alta ou baixa potência. O laser de baixa potência é descrito como potencial estimulador da biomodulação tecidual. Isso quer dizer que promove o aumento do metabolismo e da vascularização tecidual, com estímulo à produção de colágeno e consequente promoção da cicatrização e reparação tecidual. As publicações demonstram que a laserterapia de baixa potência ainda possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Na prática, vemos que o a correção do posicionamento e da pega do bebê na hora da amamentação são fundamentais no manejo da fissura mamária e o que a laserterapia de baixa potência auxilia bastante no alívio da dor e na cicatrização mais rápida daquele mamilo e aréola fissurados.

No Brasil muitas consultoras de amamentação aplicam a laserterapia. Converse com seu médico sobre possível indicação dessa terapêutica no auxílio ao tratamento da fissura mamária.

 

Foto: Cortesia da nossa querida amiga Karina Soares, mãe do Ben.

Fonte

Pain Management Nursing Journal

Breastfeeding Review Journal

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da conversa?
Fique à vontade e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *