Lesões no globo ocular: Cuidados Iniciais em Casa


Em crianças quando lesões oculares ocorrem, seja por pequenas partículas como areia ou por produtos químicos, geralmente constituem quadros leves, sem complicações graves. Nesse contexto, o contato com profissional de saúde de referência – para direcionamento do adequado manejo – deve ser realizado o mais breve possível. Até que esse contato seja feito, pais e cuidadores podem realizar algumas medidas iniciais que são de extrema importância para que não haja agravamento da lesão. Neste post falaremos sobre algumas lesões no globo ocular e os cuidados iniciais.

🌟Parece óbvio, mas vale a pena relembrar que a primeira medida é higienizar as mãos de quem cuidará da lesão.

Outras dicas valiosas nos primeiros cuidados:

  • Não aperte ou esfregue os olhos da criança;
  • Também não tente remover o corpo estranho com os dedos ou qualquer outro utensílio, como pinças.
  • Não utilize medicamentos ou gotas oculares sem recomendação médica prévia.

Irritações e lesões causadas por areia, poeira, sujeira:

Para tentar remover esses pequenos elementos, uma medida inicial é pedir para a criança piscar várias vezes de forma rápida, em uma tentativa de lubrificar e lavar a sujeira com a própria lágrima.
Outra opção é a retirada da sujeira por lavagem com água corrente morna. Para isso, incline a cabeça da criança na pia, peça para abrir bem os olhos e afaste gentilmente, com seus dedos, as pálpebras, aumentando a “janela de ação” para essa lavagem.
Se apesar da lavagem o corpo estranho não sair, o mais seguro é a retirada do corpo estranho por profissional treinado.


Exposição a agentes químicos

Nesse contexto, lave os olhos abundantemente (pelo menos 20 minutos) em água morna corrente e contacte profissional de saúde.

Se você sabe qual foi o agente do incidente, cheque no rótulo a composição quimica. Com essa informação à mão, entre em contato com centro de intoxicação da sua cidade. Em São Paulo, um serviço de qualidade – fornecido pelo Hospital das Clínicas de São Paulo – é o CEATOX (Centro de Assistência Toxicológica) que funciona 24 horas por dia (telefone 08000148119) e fornece informações sobre intoxicações, inclusive cuidados iniciais específicos no caso de injúrias oculares.

Sinais de Alerta que indicam necessidade de Atendimento Médico o mais rápido possível:
– Se após a lavagem e saida do corpo estranho a irritação permanecer, dor, sensação de queimação, visão sem nitidez (embaçada ou dupla), pupilas de tamanhos diferentes:
– Em caso de contusão: se após a batida, o globo ocular apresentar sangramento, as pálpebras estiver inchadas, sensação de dor, visão com perda de nitidez (borrada ou duplicada) ou dor de cabeça
– Lesão causada por objetos perfurantes
Se um objeto como vidro, metal e ou madeira penetrar o globo ocular: não tente puxar o objeto. Cubra o olho afetado com utensílio em forma de copo/tampa garantindo proteção do olho, sem evitando qualquer pressão no globo ocular. Prenda com micropore ou esparadrapo para curativo. Vá imediatamente ao Pronto atendimento.

Bibliografia de Apoio: Academia Americana de Oftalmologia, Associação Americana de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo, KidsHealth, Conselho Brasileiro de Oftalmologia

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da conversa?
Fique à vontade e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *