O Sódio Nosso de Cada Dia

Diferente do que se pensa, a maior parte do sódio consumido na dieta vem de alimentos processados e ultraprocessados (alguns exemplos: salgadinhos, nuggets, presunto, peito de peru, sopas prontas) e não do sal adicionado aos alimentos in natura que são preparados na cozinha de cada casa. Por isso dar uma olhada no rótulo antes de escolher o alimento industrializado é muito importante.

Qual quantidade de sódio é considerada alta ao ser ingerida?

A dieta rica em sódio é aquela cujo consumo é acima de 70% do valor diário. Valor este estabelecido para crianças acima de 4 anos de 2g por dia. Na prática: 1 colher de café contém 1 grama de sódio.

Para ter uma idéia… 100 g de pão francês contém 648 mg de sódio, 100 g de batata palha 720mg de sódio e 100 g de biscoito recheado possui 600mg de sódio em média.

De olho no rótulo

Checar a porcentagem da quantidade diária de sódio no produto é fundamental na hora de escolher o que se compra. Essa porcentagem diz respeito ao quanto aquele nutriente contribui no total de sódio diário ingerido.

Alimentos rotulados com 5% ou menos de sódio são considerados como baixo teor de sódio. Esses são os ideais. Alimentos cujas concentrações são superiores a 20% são considerados como alto teor de sódio e devem ser evitados.

Entendendo algumas denominações 

  • Alimentos livres de sódio: contém menos de 5mg por porção de 100 gramas do alimento.
  • Baixo teor de sódio: Contém 140 mg, ou menos, por porção ou por 100 gramas do alimento.
  • Baixíssimo teor de sódio: o alimento contém até 35mg de sódio por porção de 100 gramas do alimento.
  • Sódio reduzido: redução em 25% do teor de sódio em relação ao produto inicial.

A saber…

O sódio é um dos componentes do sal e está presente em grande parte dos produtos industrializados, inclusive em alimentos de sabor adocicado. O sódio está presente em conservantes, adoçantes, fermento e realçadores de sabor. Nesses elementos você vai encontrá-lo como nitrito de sódio e nitrato de sódio; ciclamato de sódio e sacarina sódica; bicarbonato de sódio e glutamato monossódico, respectivamente.

Por isso é importante olhar o rótulo de todos os alimentos industrializados. O alto consumo de sódio está relacionado a desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais.

Bibliografia de Apoio

Anvisa

Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

Food and Drug Administration

Ministério da Saúde

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da conversa?
Fique à vontade e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *