O Sódio Nosso de Cada Dia
Diferente do que se pensa, a maior parte do sódio consumido na dieta vem de alimentos processados e ultraprocessados (alguns exemplos: salgadinhos, nuggets, presunto, peito de peru, sopas prontas) e não do sal adicionado aos alimentos in natura que são preparados na cozinha de cada casa. Por isso dar uma olhada no rótulo antes de escolher o alimento industrializado é muito importante.
Qual quantidade de sódio é considerada alta ao ser ingerida?
A dieta rica em sódio é aquela cujo consumo é acima de 70% do valor diário. Valor este estabelecido para crianças acima de 4 anos de 2g por dia. Na prática: 1 colher de café contém 1 grama de sódio.
Para ter uma idéia… 100 g de pão francês contém 648 mg de sódio, 100 g de batata palha 720mg de sódio e 100 g de biscoito recheado possui 600mg de sódio em média.
De olho no rótulo
Checar a porcentagem da quantidade diária de sódio no produto é fundamental na hora de escolher o que se compra. Essa porcentagem diz respeito ao quanto aquele nutriente contribui no total de sódio diário ingerido.
Alimentos rotulados com 5% ou menos de sódio são considerados como baixo teor de sódio. Esses são os ideais. Alimentos cujas concentrações são superiores a 20% são considerados como alto teor de sódio e devem ser evitados.
Entendendo algumas denominações
- Alimentos livres de sódio: contém menos de 5mg por porção de 100 gramas do alimento.
- Baixo teor de sódio: Contém 140 mg, ou menos, por porção ou por 100 gramas do alimento.
- Baixíssimo teor de sódio: o alimento contém até 35mg de sódio por porção de 100 gramas do alimento.
- Sódio reduzido: redução em 25% do teor de sódio em relação ao produto inicial.
A saber…
O sódio é um dos componentes do sal e está presente em grande parte dos produtos industrializados, inclusive em alimentos de sabor adocicado. O sódio está presente em conservantes, adoçantes, fermento e realçadores de sabor. Nesses elementos você vai encontrá-lo como nitrito de sódio e nitrato de sódio; ciclamato de sódio e sacarina sódica; bicarbonato de sódio e glutamato monossódico, respectivamente.
Por isso é importante olhar o rótulo de todos os alimentos industrializados. O alto consumo de sódio está relacionado a desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais.
Bibliografia de Apoio
Anvisa
Centers for Disease Control and Prevention (CDC)
Food and Drug Administration
Ministério da Saúde
Deixe seu comentário
Quer participar da conversa?Fique à vontade e participe!