Piscina para os Pequenos

No consultório muitos pais perguntam “quando meu filho/minha filha pode fazer aulas de natação?” Neste post vamos conversar um pouco mais sobre a piscina para os pequenos.

Bem, natação é um dos esportes mais difundidos em todo o mundo e muito de seus benefícios já foram comprovados!

Para crianças menores, recomenda-se que a prática seja iniciada a partir dos 6 meses e que até por volta dos 3 anos de idade as atividades sejam mais voltadas para lazer com os pais. Atualmente, não há nenhuma evidência de que aulas formais de natação são capazes de prevenir afogamento para crianças entre 1-3 anos. As informações mais atuais revelam que, para essa idade, a familiarização com a água através das aulas ensina habilidades que podem ajudar nesse contexto, mas sem garantias precisas.

Mas não precisamos desanimar ou evitar a natação: nessa idade a natação torna-se algo lúdico, prazeroso, sendo uma ótima opção de lazer familiar.

Só não se esqueça: até os 4 anos de idade ou até que a criança saiba nadar, sempre que houver uma criança próxima à piscina um adulto deve estar a pelo menos 1 braço de distância.

Já para os mais velhos, segundo a Academia Americana de Pediatria, os programas formais de natação são indicados a partir dos 4 anos de vida, quando as crianças já possuem maturidade suficiente para aprender habilidades que as protejam do afogamento. Essa recomendação se deve à seguinte explicação: é a partir dos 4 anos que a criança consegue voluntariamente segurar a respiração por tempo necessário!

Fique atento

O ideal é que sempre que haja crianças próximas à piscina, um adulto que saiba nadar esteja por perto.

Para aumentar a segurança, recomenda-se:

  • que seja instalada cerca ao redor da piscina com altura mínima de 4 pés (1,20 metro),
  • uso de colete salva-vidas em vez de bóias infláveis
  • e que os pais saibam como realizar os primeiros socorros de reanimação.

Dados alarmantes mostram que afogamento é a principal causa de lesão acidental e morte nos Estados Unidos!

1 comentário
  1. Camila Sobral Rodrigues
    Camila Sobral Rodrigues says:

    Olá!
    Minha filha tem 2,5 anos e começou a natação com 8 meses. Na época, nosso pediatra passou a mesma orientação de vocês sobre ser 100% lúdico nessa fase, no entanto, posso afirmar que as aulas contribuíram muito não apenas para adaptação em meio líquido, mas coordenação motora, forca, raciocínio, aprendizado a cada atividade proposta na piscina. Acho relevante vocês também reforçarem isso. Serviu muito
    Com um preparativo ou memso como uma iniciação pré período escolar, já que, como a maioria das crianças ela entrou na escola com 1 ano. Compartilhar com amigos, socialização etc. abs

    Responder

Deixe seu comentário

Quer participar da conversa?
Fique à vontade e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *