Você sabe como realmente proteger sua família contra raios ultravioletas ?

Durante o verão a radiação solar é mais intensa na Terra, sendo necessário redobrar cuidados com lesões provocadas pela exposição solar.Para seus filhos brincarem ao ar livre bem protegidos, o uso de filtro solar é imprescindível, mas não é a única medida necessária! Nesse post falaremos sobre a maneira mais completa de proteger a todos das radiações ultravioletas.

Proteção desde pequenos

Na faixa etária pediátrica a exposição excessiva à radiação solar é relacionada com câncer de pele e lesões que predispõem ao envelhecimento precoce da pele. Idealmente a exposição solar não é recomendada entre 10hs e 16hs. Para bebês menores que 6 meses a melhor estratégia é evitar a exposição direta à radiação solar. Calma… não quer dizer que ele não possa sair de casa. Mantenha – o na sombra e com as medidas de proteção (protetor, roupa própria contra raios ultravioletas, chapéu e óculos de sol). Protetores solares não são indicados rotineiramente, pelo risco de reação alérgica, mas se necessário, passe protetores indicados para a idade nas áreas não cobertas por roupas, óculos e chapéus.

Protetor Solar

O produto deve garantir proteção contra raios ultravioletas violetas A/UVA (indicado pelo índice PPD) e contra raios ultravioletas B/UVB ( indicado pelo índice FPS). O mais correto é passar o produto pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol, reaplicando frequentemente (geralmente a cada 2 horas ou antes se perceber que seu filho está suando demais ou entrou na água).

O Fator de Proteção Solar (FPS) confere proteção contra os raios UVB, responsável pelas queimaduras. O PPD (refere-se a Persitent Pigment Darkening ou Escurecimento Persistente do Pigmento) e protege contra os raios UVA, responsáveis pelo dano ao colágeno e, consequentemente, envelhecimento precoce. O índice PPD deve representar um terço do valor do FPS. Nas embalagens os níveis do PPD pode ser descrito com sinais: + (baixo), ++ (médio) e alto (+++). Na hora de escolher, opte por marcas com a descrição “Protetor Solar de Amplo Espectro”, pois oferece proteção tanto para raios UVA como UVB e com FPS superior a 30. Produtos resistentes à água também são melhores.

Teste, antes de espalhar no corpo todo, o produto em uma pequena parte da superfície do corpo ( no dorso da mão ou nas costas). Evite passar na região das pálpebras. Mesmo que ele use roupa com proteção contra raios ultravioletas, passe protetor no corpo todo.

De olho no rótulo

Ainda, na hora de escolher o protetor evite produtos que tenham como ingredientes: oxibenzona, também conhecido como benzofenoma 3; homosalato, 4-metilbenzeno-cânfora, octinoxato, parabeno que podem levar a distúrbios hormonais e reações alérgicas. Procure por protetores formulados com dióxido de titânio ou óxido de zinco que geralmente são menos alergênicos.

Sombra

Manter as crianças na sombra (guarda-sol, barraca, árvores) acarreta em mais proteção. Mas lembre-se água, asfalto, areia entre outras superfícies refletem os raios ultravioletas.

Roupas, chapéus e bonés

A proteção oferecida por roupas e chapéus com tecido próprio para proteção contra raios ultravioletas também é necessária. Colorações de tecidos mais escuras protegem até 5 vezes mais que as claras. De preferência escolha roupas com mangas e pernas compridas com FPS 50 ou mais. A saber, uma vez molhada, a roupa pode perder até 50%da proteção contra raios UVB.

Escolha chapéus ou bonés que façam sombra em todo rosto.

Óculos de Sol

Os cuidados também devem englobar a proteção ocular, principalmente na prevenção contra catarata. Mas não serve qualquer óculos de sol. Eles precisam especificamente ter a descrição de proteção contra raios ultravioletas de pelo menos 99%.

Lembre-se, mesmo em dias nublados use proteção solar. 80% dos raios ultravioletas atravessam as nuvens.

Na prática:

As marcas melhores avaliadas, quanto adequada proteção e características do produto quanto a ingredientes, disponíveis pelo EWG (Environmental Working Group) estão disponíveis em www.ewg.org/sunscreen/best-kids-sunscreens/

No Brasil, pesquisa e análise pelo Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) indicou em seu site as marcas que se enquadram nos padrões de qualidade: https://www.proteste.org.br/saude-e-bem-estar/cuidados-com-a-pele/teste/protetor-solar/results

 

Fontes

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Sociedade Brasileira de Pediatria

Academia Americana de Pediatria

Cancer Council Australia

Raising Children of Australia

Associação Brasileira de Defesa do Consumidor

Environmental Working Group

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da conversa?
Fique à vontade e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *